Outros

A Vida de Fritz Perls

02/07/2019

Fritz Perls, neuropsiquiatra, fundador da Gestalt Terapia, nasceu em 8 de julho de 1893, em Berlim. 
Era um apaixonado pela filosofia e ligado à psicanálise já que fazia análise com Karen Horney.


Em 1927, em Frankfurt, foi assistente de Kurt Goldstein, também médico pesquisador da Gestalt em traumas cerebrais.
Foi reconhecido como psicanalista em 1928 em Berlim. Fez análise com nomes importantes como Clara Happel, Eugen Harnick e Wilhelm Erich.
Por ser judeu, durante a ascensão de Hitler refugiou-se em Amsterdã, mas logo partiu para África do Sul, fundando o Instituto Sulafricano de Psicanálise, tendo reconhecimento profissional e crescimento econômico distante da guerra.


Em 1936 teve grande decepção com Freud por tratá -lo com desdém ao apresentar suas teorias.
Seu primeiro livro, Ego, Fome e Agressão, foi publicado em 1942.
Na II Guerra Mundial atendeu como psiquiatra na Marinha por quatro anos. Após foi com sua família para os Estados Unidos e lá foi professor na Allanson William White Institute, sendo bem recebido pelos psicanalista deste país.


Em 1950, Perls, Laura Perls (sua esposa), Paul Goodman, Paul Weiss, Elliot Shapiro e Silvester Eastman Isadore foram conhecidos com Grupo dos Sete.
O Instituto Gestalt de Nova York foi fundado por Perls, logo depois outro em Cleveland. Porém passou a discordar da ortodoxia da Gestalt Terapia de Laura e seus discípulos.


Em 1956 acaba seu casamento e parte pra Miami, mas passou a sofrer com problemas cardíacos e fica proibido de fazer viagens. 
No ano seguinte melhora, se casa com sua terceira esposa, Marty Fromm. Em três anos acontece a separação e Perls vai pra Califórnia.
Em 1962 viaja pelo mundo e tem várias influências pra sua teoria em Israel e Japão.


Em 1965, já com 72 anos, pena com sua doença. Todavia, tem muito reconhecimento e fama, escreve muitas introduções de obras de seus discípulos. E em 1966 faz sua Casa do Crescente Vermelho.


Em 1969 publica Gestalt Therapy Verbalim (Sonhos e Existência), depois sua autobiografia. Deixa para seus discípulos os ensinamentos da Gestalt Terapia e vai para o Canadá, fundando o Instituto Gestalt do Lago Cowichan em Vancouver, chamado de Gestalt Kibbutz.
Retorna para Europa bem doente, porém faleceu de câncer pancreático em 1970 nos Estados Unidos.

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário