Artigos

“Estou grávida! E agora?!”

18/05/2017

Cada vez mais a maternidade deixa de ser o único destino das mulheres. Outras possibilidades, antes significadas como de baixa valia, hoje em dia assumem também papel de objetivos de vida. Carreira, desenvolvimento pessoal e viagens entram na lista das múltiplas possibilidades entre as mulheres.

Da mesma forma, a escolha por um filho não necessariamente vem acompanhada do formato tradicional de outros tempos. Nem sempre há um casamento, um pai, ou ainda um companheiro. Pode ser uma escolha somente da mulher, pode ser que ela tenha uma companheira, pode ser que ela experimente a maternidade através da adoção, inúmeras rotas não estereotipadas surgem, felizmente, nos tempos atuais.

Quando a gravidez acontece, a primeira gravidez, a maioria das mulheres descreve sentimentos muitas vezes conflitantes com relação ao período. Não é uma experiência padrão, cada mulher relata essa fase de uma maneira. São muitas mudanças, no corpo, na casa, no orçamento, na relação com o trabalho.

Algumas mulheres experimentam as mudanças no peso, na barriga, como mais prazerosas, outras relatam desconforto para dormir, enjoos e fadiga. É um ritual de passagem, peculiar, e ao final dele uma nova realidade surge. Ser mãe. A construção desse novo papel tem início na gravidez e a maioria das mulheres relata ainda, pressão social para agir dessa ou daquela maneira. Esse cenário acaba por contribuir com o aumento da ansiedade, medo do famoso “dar conta” da nova jornada que se inicia. Assim, o importante é ter em mente que nenhuma experiência de maternidade pode ser replicada, a construção da relação com o bebê, a relação com o papel de mãe é única para cada pessoa. Claro que a troca de informações benéfica, assim como contar com profissionais de saúde como enfermeirxs, médicxs e psicólogxs. Profissionais qualificados para tal ajudam no suporte e na orientação, essenciais em um período cheio de tantas mudanças e novidades.

Entretanto, a descoberta do amor, o cuidado, esses aspectos mais profundos da maternidade são construídos na relação, com momentos de dúvida, aflição e felicidade. Fica aqui a admiração para todas as mães de primeira viagem. Que a caminhada seja única é incrível!

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário