Outros

Abelhas desaparecendo: Einstein estaria certo?

30/01/2020

Uma frase famosa de Einstein, muito lembrada ultimamente: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.

Você sabia que as abelhas são a principal espécie polinizadora do planeta?

Proteja seu habitat

ajudar abelhas sobreviver 1

Uma das ameaças às abelhas é a redução do habitat. Todos nós podemos ajudar as abelhas em espaços urbanos, criando mais jardins, áreas verdes e corredores de habitat com plantas ricas em néctar, como as flores silvestres

2. Evite pesticidas nocivos

ajudar abelhas sobreviver 2

Evite usar pesticidas em seu jardim e, se precisar tratá-lo, escolha opções orgânicas e pulverize à noite, já que os polinizadores são menos ativos naquele momento.

3. Crie um banho de abelha

ajudar abelhas sobreviver 3

Encha um prato raso ou recipiente com água limpa. Ele será um refúgio perfeito para as abelhas beberem e descansarem enquanto fazem uma pausa na busca e polinização.

4. Não dê água açucarada

ajudar abelhas sobreviver 4

Não sabemos de onde surgiu a ‘lenda’ de que devemos oferecer água açucarada às abelhas, mas o fato é que isso é extremamente prejudicial para a espécie, além de que ocasiona na produção de um mel de baixa qualidade e aguado.

5. Construa casinhas para elas

ajudar abelhas sobreviver 5

Apesar das abelhas serem criaturas solitárias, hoje em dia diversas lojas já vendem os bee hotéis, uma alternativa simpática de dizer que elas são bem vindas no seu jardim. Afinal, mesmo que elas não produzam mel, elas farão a polinização do mesmo.

6. Plante árvores

ajudar abelhas sobreviver 7

As abelhas obtêm a maior parte de seu néctar das árvores. Eles não são apenas uma excelente fonte de comida, mas um ótimo habitat para que elas vivem saudáveis e felizes.

7. Apoie seu apicultor local

ajudar abelhas sobreviver 9

Nem todo mundo pode ter uma colmeia em seu jardim, mas você pode apoiar e patrocinar iniciativas que construam colmeias, incentivando os pequenos produtores de mel, no lugar das grandes indústrias.

8. Tenha um jardim

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário