Outros

Um breve histórico sobre o nascimento da psicanálise

03/05/2019

Schlomo Sigismund Freud, conhecido como Sigmund Freud, viveu entre 1856 e 1939, era médico, neurologista e foi o fundador da psicanálise.

Ainda estudante de medicina, estava profundamente incomodado com a forma em que os “doentes dos nervos” eram tratados na época. Eletroterapia, isolamento e camisas de força eram algumas das técnicas utilizadas. Com isso, se aproximou da técnica da hipnose utilizada para tratar as histéricas, como essas pacientes passaram a ser conhecidas.

Porém, ao longo dos tratamentos realizados, Freud percebeu que tal método era insuficiente para a cura das histéricas. Observava que, após a hipnose, a paciente apresentava uma melhora nos sintomas, mas que invariavelmente os sintomas retornavam ou novos surgiam após um tempo. O que o fez pensar que o importante para essa cura não seriam os sintomas em si, mas a causa deles.

Aos poucos, Freud foi modificando suas sessões, permitindo cada vez mais que o paciente falasse, sem tanta sugestão e interferência por parte do médico. Em 1892 ele abandonou a técnica da hipnose, mantendo apenas o divã, onde os pacientes poderiam deitar confortavelmente e falar tudo que lhe viessem à mente, sem restrições ou censuras. A essa nova técnica ele chamou de Associação Livre.

Freud criou uma teoria bastante complexa, completa e transgressora para a época em que vivia. Desenvolveu inúmeros conceitos importantes que se tornaram a base para o entendimento do psiquismo humano até os dias atuais. Entre eles pode-se citar:

Associação livre, que foi o grande diferencial da técnica da hipnose;

Inconsciente– conceito chave em sua teoria que descontruiu todo um paradigma “científico” da época- que é entendido como uma instância existente no psiquismo humano da qual não temos notícias, mas que possuem conteúdos que necessitam ser liberados para a consciência, para que os sintomas não sejam formados;

Sexualidade infantil– é necessário entender que quando Freud se refere à sexualidade, ele não está se referindo à genitalidade, ou seja, ao ato sexual em si. Mas, sim à capacidade do corpo sentir prazer, a erogenicidade do corpo.

Outros conceitos essenciais em sua teoria são: Complexo de édipo; Narcisismo; Neurose obsessiva; Ego, Id e Superego, transferência, resistência, entre tantos outros.

Freud foi o fundador de uma nova forma de pensar e cuidar das histéricas. Revolucionou o seu tempo, sofreu muitas perseguições e descrenças da sociedade médica da época. Mas, também gerou muitos discípulos que deram continuidade aos estudos da psicanálise até os dias atuais.  Psicanalistas pós freudianos se utilizaram de seu embasamento teórico para desenvolver novas teorias que Freud não se debruçou, como a psicanálise de crianças, tratamento de psicóticos e casos limites entre outros.  Freud definitivamente  foi um homem à frente do seu tempo.

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário