Outros

Esse mês somos Amarelo

04/09/2019

Esse mês a UniPsico Rio está amarela. Por quê?

Por que Setembro é o mês voltado para a campanha de prevenção ao suicídio no mundo inteiro e queremos lembrar que a prevenção é possível. Essa é uma preocupação mundial e devemos conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi implementado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo , o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. 

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário