Artigos

Alessandra Piontelli e a Psicanálise Infantil

14/01/2020

A Dra. Alessandra Piontelli psicanalista italiana estudou e demonstrou a importância do psiquismo pré -natal no desenvolvimento das crianças.

Acompanhou durante vários meses, 11 fetos: quatro gestações gemelares e três singulares, a partir da 16ª semana de gravidez. Deu início ao seu trabalho acompanhando as imagens dos fetos através do ultrassom. Observava os movimentos que faziam na barriga da mãe e declarou que cada um tinha um padrão de comportamento. Deu continuidade ao seu trabalho observando esses bebês em suas próprias casas até os 4 anos de idade.

A importância de sua pesquisa se deve ao fato de mostrar tanto para os psicanalistas como para o mundo científico que existe um psiquismo pré-natal. Isto quer dizer que o feto e o bebê são seres “desejantes”. São capazes de captar as emoções e sentimentos da mãe Possuem personalidade psíquica. Concluiu que fetos de 3 meses tinham um perfil psicológico tão definido quanto os bebês. 

Quanto mais cedo houver essa conexão entre mãe, bebê e familiares maior será a possibilidade de se ter uma criança tranquila.

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário